AS AGTECHS E SEU DESENVOLVIMENTO COM AS GRANDES DO AGRO

As startups são uma realidade na economia mundial e vem atingindo seus diversos setores, incluindo o agronegócio. Nesse setor, em específico, essa nova modalidade de empresas recebe a denominação de agtechs.

Ocorre que para efetivamente funcionarem e atingirem o resultado pretendido, essas agtechs dependem de parcerias com as grandes empresas. No mundo do agronegócio, o trabalho é pulverizado, sendo necessário atingir indivíduos ao longo de todo o território nacional, o que não é possível por uma empresa que acabou de iniciar suas atividades e não se encontra inserida no mercado do agro.

Essa necessidade de parcerias com grandes empresas é expressa nos dados apresentados pela Agtech Garage, que em pesquisa efetuada com 184 startups, apontou que 51% das novatas têm, pelo menos, uma parceria com grandes empresas. Essas parcerias têm importância ainda maior do que o auxílio com o ganho de clientes, influindo também, em garantir com que esses empreendedores tenham um verdadeiro choque de realidade. O exposto choque é necessário porque, muitas vezes, os produtos desenvolvidos pelas agtechs não são viáveis e não se enquadram na realidade e na necessidade do produtor.

Todavia, a relação estabelecida entre as startups do agro e as grandes empresas precisa ser desenvolvida considerando as especificidades de ambas as partes que compõem o contrato. Para isso é necessário ultrapassar algumas barreiras que se estabelecem: (i) demora na negociação das partes, (ii) falta de maturidade na tecnologia, (iii) desequilíbrio de grandeza que torna os contratos desbalanceados, (iv) dúvida sobre o que a empresa necessita e, ainda, (v) mudança constante no contrato.

Encontra-se, assim, como forma de aproximação entre startups e grandes empresas, os centros de inovações nos quais são alocados, por períodos de tempo, possíveis empreendedores, startups e, ainda, empresas já estabelecidas, para desenvolvimento tecnológico de uma determinada região.

Leave a Reply

Categorias de produto

WhatsApp chat