Gripe Aviária

Breves Considerações

  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH – World Organization for Animal Health, fundada como OIE – Office International des Epizooties) a influenza aviária (IA) se trata de doença viral de alto contágio, que afeta aves domésticas e selvagens.
  • Sua contaminação, ainda que menos frequente, também pode ocorrer em espécies de mamíferos, incluindo os seres humanos. De 2003 a 2022, entretanto, somente 868 casos de infecção em humanos foram declarados, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde.
  • A atual epidemia de influenza aviária é a maior já observada na Europa. Segundo a Autoridade Europeia para Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês), no primeiro ano com casos registrados, que decorreu de outubro de 2021 a setembro de 2022, cerca de 50 milhões de aves foram abatidas nas fazendas afetadas. O exposto é demonstrativo do alto prejuízo a um dos líderes mundiais em exportações e consumo da carne de frango.
  • A carne de frango vem se consolidando como a carne mais consumida no mundo, ser a carne mais barata das proteínas animais e não sofrer nenhuma restrição religiosa impulsiona essa posição. Dados expostos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informam que em 2020 a carne de frango já era líder mundial entre as proteínas, apresentando o consumo de 14,8 kg per capita.

  • Mercado Mundial de Carne de Frango (2021)

Exportação:

1. Brasil. 4,610 milhões de toneladas

2. EUA. 3,367 milhões de toneladas

3. União Europeia. 1,780 milhões de toneladas

Fonte: USDA/ABPA

  • Em 2022, as exportações de carne de frango no Brasil totalizaram 4,822 milhões de toneladas. O volume expressivo é recorde histórico e supera em 4,6% o total exportado nos dozes meses de 2021, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

  • Principais destinos de exportação da carne de frango brasileira (dados referentes ao período de janeiro a dezembro de 2022):

1. China. 540,5 mil toneladas.

2. Emirados Árabes Unidos. 444,9 mil toneladas.

3. Filipinas. 246,3 mil toneladas.

4. União Europeia. 237,9 mil toneladas

5. Coreia do Sul. 185,4 mil toneladas.

Fonte: ABPA/2023

Assim,

Desde 2004, o Brasil possui posição de destaque na exportação da carne de frango, sendo um dos maiores produtores desta proteína e contribuindo com a segurança alimentar brasileira e mundial, movimentando uma grande cadeia econômica (ABPA). De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a procura pelo produto brasileiro no mercado global está diretamente relacionada aos cuidados sanitários e sustentáveis empregados pelos produtores.

O aumento dos casos de gripe aviária em escala global vem promovendo insegurança entre os continentes. A doença é uma grande ameaça à saúde animal, segurança alimentar e meios de subsistência. Para controlar e evitar a propagação, devem ser adotadas medidas estritas de biossegurança ao longo da cadeia avícola. De acordo com o OIE, uma estratégia de controle eficaz, baseada em recomendações científicas, é o abate de todas as aves nas fazendas afetadas e em risco, visando conter a propagação da doença. Ainda que prevenir a incursão da gripe aviária seja fundamental, necessário e prioritário, esta conduta representa perdas econômicas inevitáveis para os agricultores, além de um impacto duradouro em seus meios de subsistência.

Quanto ao Brasil, a possível entrada do vírus no país pode afetar as exportações brasileiras de carne de frango, que registraram recorde em 2022 – justificado pelo impacto da gripe influenza no Hemisfério Norte e pela interrupção das vendas de países atingidos pela doença. O Secretário da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, afirma, porém, que, devido ao alto padrão de biossegurança da avicultura brasileira e do Sistema Veterinário Oficial (SVO), o risco de o crescente vírus atingir granjas comerciais é, em muito, mitigado, o que consolida o Brasil como forte concorrente frente ao mercado internacional.

A principal atuação na prevenção à gripe está no monitoramento dos locais onde as aves selvagens vindas do Hemisfério Norte pousam e reproduzem, trabalho este realizado com o apoio de órgãos estaduais e federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Sites para aprofundar o tema:

Embrapa Suínos e Aves (Influenza aviária): < https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/ia>

Associação brasileira de proteína animal – ABPA: < https://abpa-br.org/>

World Organisation for Animal Health: < https://www.woah.org/>

Deixe um comentário

×